sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itens números 9 e 10 do artigo sobre o SUB

9. 1958 – CARTOGRAFIA - MAPA HISTÓRICO DE TORRES. Dados coligidos por D. de L. e desenhos das ocorrências e riscos geográficos de Ernest Zeuner, Livraria do Globo. Porto Alegre, 1958. 




10. 23 DE DEZEMBRO DE 1961, Folha da Tarde, à página 10 - “O PASSADO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA”, Archymedes FORTINI
“Somos um dos que vem acompanhando a existência da VARIG desde o momento em que Otto Ernesto Meyer deu a conhecer a sua iniciativa de organizar uma empresa de navegação aérea sob bases comerciais, (...), havia de se tornar uma grande potencia aérea até no estrangeiro.
Está agora no conhecimento de todos.
E graças a bondade do senhor José Picoral podemos ilustrar esta crônica com antigas fotos apanhadas há quase 30 anos e que dão uma idéia dos esforços então para os transportes aéreos darem os seus bons resultados.
- X – X – X -
Em 1934 (...) Ainda não existia naquela época, campo de pouso em Torres e os aviões ‘Junkers’ a terrissavam na praia. (...)
Pouco tempo depois o Sr. Ernesto Meyer mandou construir um campo de pouso as margens do Mampituba. Em uma semana de serviço dirigido pessoalmente pelo Sr. Meyer, já o campo estava em funcionamento. (...)
- X – X – X -
Também Hidro-aviões da ‘Condor-Sindikat’, que vinham do norte, desciam na Lagoa da Itapeva (situado cerca de 10 Km de Torres), para se abastecerem de gasolina. (...)
Muitas vezes os Hidro-aviões que vinham do Rio, quando havia lugares vagos recebiam passageiros naquele ponto, e uma hora de vôo, estavam os veranistas em Porto Alegre”.
A reportagem é ilustrada com quatro fotografias, duas do avião Livramento da VARIG, na praia de Torres, campo de pouso improvisado (na Praia Grande) e uma do Hidroavião Riachuelo na Lagoa da Itapeva e outra do ponto de abastecimento na mesma Lagoa. O José Picoral mencionado deve ser o que o professor Ruschel costuma chamar de “Zequinha Picoral”, seu tio, o cineasta, casado na Alemanha com uma cidadã alemã, pois senhor José Antonio Picoral já havia falecido há bastante tempo à época da reportagem (tais dados devem tratar-se da mesma pessoa do item abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...