sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itens números 5, 6, 7 e 8 do artigo sobre o SUB

5. 14 DE SETEMBRO DE 1943, Correio do Povo – “MAIS UMA VITÓRIA DA FAB” – notícia procedente do Rio de Janeiro e o fato tem data de 31 de julho de 1943. (Cruzando os dados, provavelmente este fato refere-se ao afundamento do submarino U-199, do tipo IXD2, comandado pelo Tenente Hans-Werner Kraus).

6. 24 DE SETEMBRO DE 1943, Correio do Povo – “EXALTOU A BRAVURA DO PILOTO AMERICANO QUE AFUNDOU O SEU SUBMARINO” – a reportagem não informa o local e a data do afundamento do submarino. As palavras do título, que anunciam a matéria, foram proferidas em reportagem, com fotografia, cuja legenda diz ter a mesma, sido concedida pelo comandante Friedrich Geggenberg, hospitalizado e fotografado em Recife.



O fato refere-se ao afundamento do submarino U513 tipo IXC, ocorrido em 19 de julho de 1943, ao largo de Florianópolis, cujo combate também ocorreu na superfície.

7. 31 DE OUTUBRO DE 1943, Correio do Povo – “POSTO A PIQUE PELA FAB, NA ALTURA DA COSTA FLUMINENSE, UM SUBMARINO ALEMÃO” – Conforme a Agencia Nacional: “Rio, 30 – Urgente”, às 9 horas e 15 minutos, à altura de Cabo Frio. O fato refere-se ao afundamento do submarino U-199, do tipo IXD2, comandado pelo Tenente Hans-Werner Kraus, ocorrido em 31 de julho de 1943 (refere-se ao fato mencionado no item 5).
“... quando as primeiras bombas de profundidade abalaram o submarino, que se encontrava à superfície, com tripulação a posto, dando combate aos nossos aviadores”.
A reportagem encerra com a frase: “... Torres, aqueles bandidos serão castigados como merecem”.


8. 29 DE NOVEMBRO DE 1949, Diário de Notícia – “NOVO E AMPLO SALÃO DE REFEIÇÕES SERÁ INAUGURADO PELO BALNEÁRIO ‘FAROL HOTEL’, NA PRESENTE TEMPORADA” – “... contando já com CAMPO DE AVIAÇÃO EM BOAS CONDIÇÕES, DE PROPRIEDADE DA FAB, esperam também, possivelmente ainda na presente temporada, interessar uma das companhias que fazem as linhas internas do Estado, na manutenção de serviço regular de transporte de passageiros e cargas para Torres, pelo menos, durante o período de verão”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...