sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itens números 11, 12 e 13 do artigo sobre o SUB

11. 1960 (década) A Gaivota (revista) – “TORRES HÁ 50 ANOS por JOSÉ PICORAL”– “Quando o Balneário Picoral FOI EXTINTO, POR INICIATIVA PRÓPRIA DE SEU FUNDADOR – em 1941 – comportava 500 hóspedes.”

12. 1978 – TORRES - MAPA HISTÓRICO por DANTE DE LAYTANO Edição da Prefeitura Municipal de Torres comemorativa ao centenário da criação do município (1878 - 1978). Prefeito Municipal Guilherme Cléo Biasi. Secretária Municipal de Educação Cléa Silvia Biasi. Mapa criação de Dante de Laytano. Projeto de Ascanio Ilo Frediani. Desenhos de Ernest Zeuner. Com desenho de um submarino afundando, perto da Ilha dos Lobos:“1943- AFUNDAMENTO DE UM SUBMARINO NAZISTA PELA F.A.B.”



13. 1984, “São Domingos das Torres” de Rui Rubem Ruchel e Dalila P. Ruchel, página 75, da Martins Livreiro Editor.

EM DEFESA DOS SÍTIOS PRÉ-HISTÓRICOS

“(...), e de onde havia saído 90% das peças da coleção Balbino Freitas, inclusive seus curiosos zoólitos. Já em 1937, dali foram extraídas dez toneladas de pedras para consolidar o campo de aviação. (...)” (p.40)
O OUTRO FUNDADOR
“Sob o pretexto de edificar no local um hotel de luxo, em cujo pomposo projeto foi gasto substanciosa verba pública, o interventor do Estado desapropriou a área em que estavam os quartos principais do hotel Picoral (o ‘Quadrado’) (...) 
Sem os quartos, o balneário Picoral teve de encerrar suas atividades em 1941, fechando-se, assim, durante a Segunda Grande Guerra, o magnífico impulso turístico iniciado na Primeira Grande Guerra. (...)”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...