sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Itens números 14, 15 e 16 do artigo sobre o SUB

14. 1986, “Três Cachoeiras: Breve relato histórico de Três Cachoeira” livro de Inácio José Schaeffer, em “edição artesanal”, autografado pelo mesmo neste ano.
OS PADRES ALEMÃES
“(...) Trabalharam neste município até por volta de 1943 quando, então, foram transferidos para outros pontos do Rio Grande do Sul, no auge da Segunda Guerra Mundial. A TRANSFERÊNCIA DESSES PADRES TEVE POR MOTIVO A ACUSAÇÃO DE ESPIONAGEM A FAVOR DOS NAZISTAS, DE ALEMANHA DE HITLER. AO QUE PARECE NÃO FORAM CONFIRMADAS TAIS DENÚNCIAS.” (à página 154, capítulo XXVI).

15. 1989, “ALÉM DA QUARTA LAGOA”, nas páginas 105, 106 e 107, livro de Francisco Raupp, um descendente dos primeiros imigrantes, com impressão de 1989 pela editora Movimento:
“-   Boa viagem e boa sorte, meu jovem.
-          Já fizeste bons amigos na capital.
-          São os companheiros de viagem que te falei.
-          Mesmo? Entendido. Batizaste-os de Santa Aliaça e Metternich. É uma boa piada. (...)
-          Se eu não me fixar em São Domingos das Torres, voltarei para a Europa ou me juntarei aos liberais da província. Essa guerinha me provoca (...)
-          Estranho: o meu melhor amigo rebela-se contra mim. Karl se afasta do amigo para refletir sobre suas palavras. Metternich começa a latir e Santa Aliança vira o focinho para direção que ele tomou (...)
-          Ah, se eu pudesse contar com duzentos Hermanns em São Domingo das Torres.”
“Santa Aliança” é uma mula (e, evidentemente, “Metternich” é um vira-latas).

 16. 1994, “Torres de Antigamente” de Eduardo S. Festugato, gráfica da UCS.
“- José Picoral?
- José Antonio Picoral. Ele mesmo. Tu sabia que ele, para abrir o hotel em Torres, visitou a Europa primeiro? Pra ti ver! Visitou outras hotelarias lá na Europa.” (página 109).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...