terça-feira, 7 de setembro de 2010

Itens números 24, 25 e 26 do artigo sobre o SUB

24. 2000. BIG JÓIA supermercado em folder promocional e informativo “VITRINA DO MAR - VERÃO 2000” – “Você sabia? (...) Em 1943, um submarino alemão é afundado próximo à costa.” (último item).

25.  23 DE OUTUBRO DE 2001, Correio do Povo – HISTERIA, Flávio Alcaraz Gomes
“(...) se não tivermos bom senso, corremos o risco de repetir o que vivenciamos durante a II Guerra: blecautes em Porto Alegre e até o torpedeamento de uma inocente baleia que, ao cruzar por Torres foi confundida com um submarino nazista...E-mail:alcaraz@cpovo.net”.

 26. 2003 - “Torres Marcas do Tempo 175 anos – Imigração Alemã 1826 – 2001”, Nilza Huyer Ely, organizadora; a partir do 3º simpósio sobre a imigração alemã no Litoral Norte- RS, da EST edições de Porto Alegre.
·         A IMIGRAÇÃO ALEMÃ DO LITORAL NORTE NA HISTORIOGRAFIA FESTIVA DO CENTENÁRIO” de MARCOS JUSTO TRAMONTINI, historiador e professor da UNISINOS, na página 30:
“(...) TALVEZ ATÉ O BICENTENÁRIO TENHAMOS CORAGEM E DISTANCIAMENTO PARA PENSAR A IMIGRAÇÃO COM A COMPLEXIDADE QUE ELA MERECE”.
·         ALEMÃES NO VALE DO MAMPITUBA de DIEGO DE MELO HERR, acadêmico de História. Torres, RS, na página 106:
“Um imigrante chamado Alfredo Wagner, através de um ex-capitão do exército alemão na 1ª Guerra, convidou Adolf Hitler, por volta de 1940 para ser padrinho de seu filho mais novo.” (...) “à criança foi dado o nome de José Adolfo Wagner, em homenagem a seu padrinho. Atualmente tem 61 anos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...