terça-feira, 7 de setembro de 2010

Item números 31 e 32 do artigo sobre o SUB

31. 26 DE DEZEMBRO DE 2004 - DE: BdU Uboats  Para: joaobarceloss@bol.com.br
“(...) Os ataques poderiam ter sido a passagem do U-513 pela região na época, tendo ele sido afundado ao largo de Florianópolis (...)
Em 1943 a FAB realmente afundou um U-Boat, mas foi o U-199 no litoral do Rio de Janeiro, na região de Cabo Frio.
Este submarino por exemplo, será tema de mergulho e estudos do Grupo BdU, veja este link:

 32. 2005, “CRÔNICA DE UMA GUERRA SECRETA” de Sergio Correa da Costa, segunda edição pela editora RECORD, traz na capa, além do nome do autor e título do livro os seguintes dizeres:
“Nazismo na América: a conexão Argentina ‘Uma vez caído o Brasil, o continente sul-americano será nosso. ’ Juan Perón, manifesto GOU, 3 de maio de 1943”.
                       E na abertura:
“A LUTA DE HITLER NA PAZ E NA GUERRA NOS SERVIRÁ DE GUIA. Juan Perón, manifesto GOU, 3 de maio de 1943”.
“CRIAREMOS NO BRASIL UMA NOVA ALEMANHA. ENCONTRAREMOS LÁ TUDO DE QUE NECESSITAMOS” ADOLF HITLER, 1933 (página 5).
Na apresentação do autor, páginas 11, 12, 13 e 14:
“Preferi chamar este ensaio de ‘crônica’ (...). O publico alvo é, sobretudo a mocidade estudiosa, para que conheça a extensão dos riscos que rondaram o nosso país na década de 1940. Não me preocupei tampouco com o rigor acadêmico, preferindo a exposição descontraída freqüentemente coloquial. (...)”.
“O destaque aos serviços de espionagem aliados e ao duelo de talentos entre os códigos em guerra (capítulos 6, 7 e 8) se deve tanto a minha paixão pelo assunto quanto ao desejo de mostrar as novas gerações como as coisas se passavam na vida real ao tempo de seus pais. NADA IMPEDE QUE VOLTEM A SE REPETIR.” (grifo meu)(...).
(...) Depois da derrapagem do Estado Novo, do flerte de Getúlio Vargas com o nazismo, de suas conversas secretas com o embaixador alemão, às escondidas de seu próprio ministro do Exterior – hoje conhecida em detalhe -, o presidente pressentiu o perigo e recuou em tempo, evitando mal maior. Não há segredo para a história.”
Na página 249, “O Desmembramento do Brasil”, na página 251 e na página 252 sob sub-título de “Bismark: ‘O Fato Cria o Direito’:
“(...) Tannenberg descreve os contornos da grande ‘Alemanha do Sul’, a ser implantada no nosso subcontinente. De acordo com seu mapa abrangeria todas as terras ao sul de uma linha que começa no litoral atlântico do Brasil, na altura do Rio de Janeiro, e termina no Pacífico, em Antofagasta, o grande porto chileno exportador de cobre e nitrato. País fabuloso, abrangeria o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (‘onde reina a cultura alemã’), Paraguai, o terço meridional da Bolívia (‘por integrar a Bacia do Prata’), o Uruguai e as ricas províncias do Nordeste Argentino...”.
O MISTÉRIO DOS SUBMARINOS (página 498)            
“A chegada de dois submarinos alemães a Mar Del Plata em julho de 1945, excitou a imaginação argentina. Os dois comandantes – Otto Vermouth e Heinz Schaeffer, recebidos como heróis – declaram ter tomado conhecimento da rendição alemã em 08 de maio, quando em alto mar. A despeito dos recentes rompimentos de relações, haviam preferido fazer a longa viagem e render-se aos argentinos, conhecidos por sua candura e simpatia, do que aos ingleses, duros adversários. Tais declarações não convenceram a ninguém. (...) Foi dito, por exemplo, que Hitler não se encontrava a bordo (Sic). (...) a simples menção do Führer foi por alguns interpretada como possível cortina de fumaça destinada a ocultar Martin Bormann, ou talvez seu tesouro”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...