segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Item número 37 e Considerações Finais do artigo sobre o SUB

37.                2006, “A História do Farol de Torres”, de Roberto Venturella, da AGE Editora de Porto Alegre, p. 127/128.
                              “CURIOSIDADES
                               NAUFRÁGIOS PRÓXIMOS A TORRES.
                               REBOCADOR SÃO PEDRO, 27 DE JUNHO DE 1946.  (...) fretado para rebocar duas chatas (...) fazendo com que as amarras das chatas arrebentassem, ficando à deriva (...). O rebocador encalhou nas imediações da Praia do Paraíso a 18,5 Km de Torres. (...) as chatas foram encontradas nas imediações de Cidreira e rebocadas pelo vapor Teresinha 126”. Com fotografia do acervo do autor, que pode ser verificado no livro acima citado.






As dobradinhas do título e do texto vão por conta da sempre e necessária homenagem de que é mais do que merecedor, o maior e melhor, estudioso e pesquisador, sem nenhum favor, do passado, melhor, do tempo do torrão torrense, o PROFESSOR RUY RUBEN RUSCHEL, o que não o torna intocável, muito menos incriticável, como ele mesmo deixa bem claro em sua EXPLICAÇÃO antes de iniciar o seu mais famoso escrito: “Torres Origens”. Na realidade o Professor RUSCHEL é vulnerável, academicamente, no que se poderia chamar de Síndrome do Segredo e do Silêncio sobre os sete “ESES”: o Sal, a Salga, as Salinas, a SAPT, o “Seco”, os Sepulcros e o SUBMARINO, tema central deste trabalho, é bom lembrar, que já vai longe. Espero que funcione.
            “Quem conhece sua aldeia conhece o mundo” Tolstoi.


Torres, 10 e 11 de outubro de 2007
 João Barcelos da Silva
(P.P. Parkinsoniano Pesquisador)
  
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

            Além dos textos mencionados, serviram de base:

FEYERABEND, Paul K. MATANDO O TEMPO: uma autobiografia. São Paulo: Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

GONÇALVES, Maria Helena TOME. IMAGENS DE TORRES. Torres: Gráfica e Ed. Líder, 2002.

GRACIANO, Carini Tassinari. TORRES E SUAS ‘HISTÓRIAS’ – UMA CRÍTICA À HISTORIOGRAFIA TORRENSE A PARTIR DE ARTIGOS ESCRITOS POR RUI RUBEN RUSCHEL PUBLICADOS NO JORNAL GAZETA – COLUNA ESPAÇO TEMPO, ANO DE 1996. In: Conversas Interdisciplinares; Revista de Divulgação Científica da ULBRA Torres – Ano 3 – número 4 -2004.

PRIGOGINE, Ilya (com colaboração de Isabelle Stengers). O FIM DAS CERTEZAS: TEMPO, CAOS E AS LEIS DA NATUREZA. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

SELAU, José Kras. IMIGRAÇÃO ALEMÃ EM TORRES – POR QUÊ? Torres: Jornal Gazeta, 1999.

TOFFLER, Alvin e Heidi. GUERRA E ANTIGUERRA: SOBREVIVÊNCIA NA AURTORA DO TERCEIRO MILÊNIO. Rio de Janeiro: Record, 1994.

TOYNBEE por ele mesmo: colóquio entre Arnold J. Toynbee e G.R.Urban. Trad. De Carmem Lídia Richter R. Moura. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1971.

WILBER, Ken. OLHO NO OLHO: ciência e psicologia transpessoal. In: Caminhos Além do Ego. São Paulo: Cultrix, 1997 (1993).





outra foto de época anterior:

  
Semana da Pátria -1943  Bandeira brasileira hasteada no mastro de navio recolhido na prainha. Ao fundo chaminé quadrada do Picoral.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...