sábado, 29 de agosto de 2009

O Fundador

Postado por joaobarceloss às 08:51 Links para esta postagem
Marcadores: inverno
Sábado, 23 de Maio de 2009
O Fundador de Torres
O FUNDADOR DE TORRES
Quem é o fundador de Torres, afinal ?
A resposta a esta pergunta depende do estudioso e pesquisador que for consultado. Assim, se a fonte for DANTE LAYTANO teremos como resposta DOM DIOGO DE SOUZA. Agora, se a fonte for RUY RUBEN RUCHEL e seus inúmeros admiradores e dóceis discípulos, com boa dose de razão, é verdade, não se pode negar, a resposta será o nome do Alferes MANOEL FERREIRA PORTO. Em crônica RUCHEL afirma que conseguiu convencer LAYTANO de que realmente PORTO é o fundador de Torres.A favor da tese de RUSCHEL, existe um manuscrito, de 1903, de autoria do Intendente João Pacheco de Freitas, desconhecido de todos os pesquisadores da região, pois ninguém o menciona, apesar de sua importância, inclusive em outros assuntos locais.Entretanto a discutissão ainda não terminou, pois Miguel Antonio de Oliveira Duarte , arquiteto e secretário executivo do Instituto Histórico e Geográfico do RGS, discorda tanto de LAYTANO quanto de RUSCHEL, ambos também membros do mesmo Instituto, e afirmando que RUSCHEL, em seu último livro, “Os Fortes de Torres”, mudou sua opinião.O fundador de Torres seria então o Tenente Coronel Francisco de Paula Soares, ou, quem sabe, o superior ou os superiores desse militar. Miguel Duarte alega critério em favor de sua tese, contrariando Noam Chomsky que afirma não conhecer leis na história, o que confirma o nosso insuspeito Décio Freitas (de que a história não é uma ciência), e o gigante Arnold J. Toynbee (“há uma grande pretensão da história em ser uma ciência. Ela não é e não pode ser uma ciência, como a física e a química são ciências”).Quem é o fundador de Torres, afinal ?
Observação: João Quadros alertou-me que o Sr. Silvio Dragon, Exator aposentado, possuía um livro (de Julio Quevedo-José C. Tamaquevis, Rio Grande do Sul: aspectos da História, 5 ed., Martins Livreiro-Editor) que afirma que Torres surgiu em 1695 com a instalação de um pedágio: “um registro de cobrança de pedágio das tropas do gado xucro, advindo da Vacaria” (página 24).
A propósito, é bom lembrar que Ruy Ruben Ruschel escreveu uma crônica (“Torres tem história”) exatamente com o título “No princípio, um pedágio” em que, recuando no tempo, não chega a 1700, se a memória não me falha.

Texto já publicado (setembro de 2005) com observações recentes (11 agosto de 2009).
http://livros.lidos.zip.net/
João Barcelos da Silva
Endereço eletrônico: joaobarceloss@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá com calma, mas não muita, a necessária para ler...
ver... comentar...